Atividades no projeto terapêutico

As atividades terapêuticas na CASA REFÚGIO são aquelas que estimulam o lazer e a prática de atividades esportivas, artísticas e culturais. Na rotina da instituição, temos diariamente horário estabelecido como lazer, que serve para práticas esportivas, como:

Atividades que promovam o desenvolvimento interior

São aquelas que buscam o autoconhecimento e o desenvolvimento interior, a partir da visão holística do ser humano, podendo ser parte do método de recuperação, objetivando o fortalecimento de valores fundamentais para a vida social e pessoal, assegurado o disposto nos incisos VI e VII do art. 5º da Constituição Federal.

Na rotina da instituição, temos a realização de:

Conscientizando o acolhido sobre a dependência química, e os cuidados que deve ter durante toda a vida, encarando a dependência química como doença crônica, progressiva e fatal.

São aquelas que buscam promover ao acolhido, os cuidados pessoais, seja com a sua higiene ou com os seus pertences, assim como, limpeza, organização e manutenção dos ambientes coletivos.

Diariamente o acolhido desenvolvera tais atividades, cuidando de sua higiene pessoal e organização dos seus pertences, assim como, lavando a sua própria roupa, conforme escala semanal, e realizando a limpeza do quarto.

Por se tratar de sitio, com área aproximada de 24000 m2, constantemente os acolhidos são divididos para atuarem nos cuidados com a jardinagem, assim como, com a limpeza e manutenção das edificações, e também, participando na seleção e preparo dos alimentos, sob a supervisão de responsável no setor. Parte dessas atividades, outrora, era chamada de “laborterapia.

Atividades de capacitação, de promoção da aprendizagem, de formação e atividades práticas inclusivas

São aquelas que buscam a inserção e a reinserção social, o resgate ou a formação de novas habilidades profissionais, práticas ou para a vida, e o aprendizado de novos conhecimentos, de modo a promover o empoderamento e o desenvolvimento das habilidades sociais do acolhido. 

Temos a possibilidade de alfabetização dos acolhidos, conforme a necessidade, assim como, capacitação profissional através de oficinas, desenvolvidas por voluntários, Oficinas como:

São algumas das possibilidades, conforme disponibilidade dos voluntários, de atividades que visam especialmente, reinserção profissional do acolhido.
Importante dizer que atividades recreativas, atividades de autocuidado e atividades de capacitação, assim como, atendimentos individuais psicológicos e sociais, encaminhamentos médicos, odontológicos, jurídicos, visita dos familiares, orientação e atendimento aos familiares, passeios culturais e comemorações, permeiam toda a rotina da instituição.

Tipos de saída e motivos

Conclusão de Tratamento

Desligado do tratamento por desistência Pessoal

Desligado do tratamento por decisão da equipe

Desligado do tratamento por decisão judicial

Saída em ocasião de consultas / exames / ressocialização

Quando o acolhido se evadi da comunidade

Download Lista de Acolhimento